folhinha  Quem Somos

Natalia Giacomello

NATÁLIA GIACOMELLO

Empresária e coordenadora da AKARA.  Atua como arte educadora e proutora cultural. 

Desde 2006 atua nas áreas da educação e cultura. Com formação diversa e extra-curricular nas áreas das arte e música. Tem se dedicado principalmente às atividades de educação/arte educação, produção cultural e  pesquisa sobre a percussão e temas voltados à cultura popular brasileira.

 

É coordenadora da empresa AKARA. Integrante e capoeirista da Áfricanamente Escola de Capoeira Angola. Faz parte do grupo Samba de Moça.. Coordena e atua como facilitadora no projeto Ciclos de Percussão. Participou/produziu projetos como a Mostra de Capoeira Angola e Saberes Populares; Samba Chula em Transmissão – Porto Alegre; CD e DVD Ìtàn Òrun Àti Ilé Ayé do Grupo ÌBEJÌ; entre outros (acesse www.akara.com.br/portfolio para conhecer esses e outros trabalhos realizados). Graduada em Filosofia pela PUCRS. Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas pela UFMG.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

  • EDUCA’ÇÃO
  • ARTE E CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • PRODUÇÃO CULTURAL.

FORMAÇÃO:

2006 – Graduação: Bacharel  e Licenciada em Filosofia pela PUCRS. 2009 – Pós-Graduação: Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas pela UFMG. Trabalho de Conclusão de Curso: Pontos de Cultura em áreas rurais e a geração de impactos nas práticas locais.. 2010 – Qualificação Profissional: Curso Online de qualificação profissional em Ecoturismo: Diagnóstico, Planejamento e Operação pela Universidade Online de Viçosa. 2012 – Produtor executivo de rádio e TV – Curso Registrado pela SRT (Superintendência Regional do Trabalho) em Carteira Profissional. OSCIP Padre Landel de Moura. 2013 – Locutor de Rádio e TVCurso Registrado pela SRT (Superintendência Regional do Trabalho) em Carteira Profissional. OSCIP Padre Landel de Moura. Habilitações para apresentador, anunciador, entrevistador e noticiarista. 2014 – Música, Licenciatura. Graduanda na UERGS.


FORMAÇÃO ACADÊMICA

2006 – Graduação: Bacharel em Filosofia pela PUCRS. Licenciada em Filosofia pela PUCRS

2009 – Pós-Graduação: Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas pela UFMG. Trabalho de Conclusão de Curso: Pontos de Cultura em áreas rurais e a geração de impactos nas práticas locais.

2007 – Especialização em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital. FEEVALE. Não concluído.

2014 – Graduanda, Licenciatura em Musica UERGS. Não concluído.

 

FORMAÇÃO (DISCIPLINAS ISOLADAS)

2011 – Disciplina: Tópicos especiais em Artes IV – Sobre áfrica em Atualidade. UFMG, Depto. Escola de Belas Artes.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

2012 – Produtor executivo de rádio e TV – Curso Registrado pela SRT (Superintendência Regional do Trabalho) em Carteira Profissional. OSCIP Padre Landel de Moura.

2013 – Locutor de Rádio e TV – Curso Registrado pela SRT (Superintendência Regional do Trabalho) em Carteira Profissional. OSCIP Padre Landel de Moura. Habilitações para apresentador, anunciador, entrevistador e noticiarista.

 

FORMAÇÃO (EXTENSÃO, CAPACITAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, QUALIFICAÇÃO)

2010 – Curso Online de qualificação profissional em Ecoturismo: Diagnóstico, Planejamento e Operação pela Universidade Online de Viçosa. 90H.

2014 – Cursos de Horticultura e Fruticultura Agroecológica – EMATER ASCAR/Montenegro. 56h.

2017 – Curso: Novas Metodologias de Regência e Liderança Musical, professor Federico Trindade. UCS, extensão. 30h.

2018 – 8oEncontro de Educação Musical. UCS. 30h.

2018 – Extensão: Agroecologia e Segurança Alimentar. UCS. 160h.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Produção Cultural

2019 – Produção executiva do projeto “Ciclos de Percussão e Culturas Populares”pelo edital Culturas Populares de Bento Gonçalves. Execução para 01/2020.

2016 – 2019 – Produção, coordenação e realização da MOSTRA DE CAPOEIRA ANGOLA E SABERES POPULARES em Bento Gonçalves. 1ª Edição em 2016, 2ª Edição em 2017. 3aEdição 2018. 4aEdição em 2019: com financiamento pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves).

2018 –Apresentações e oficinas realizadas por Sinésio da Souza Góes (Mestre Gato Góes). Realização: Africanamente Escola de Capoeira Angola. Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre.

2017 – Produção local. Projeto Samba Chula em Trans-Missão realizado em Porto Alegre pela Africanamente Escola de Capoeira Angola.

2016 – Coordenadora do projeto Ciclos de Percussão.

2016 – Produtora do evento Domingueira Cultural -1a, 2a e 3a Edição. Bento Gonçalves.

2015 – Produção executiva do projeto de gravação do DVD Ìtàn òrun àti ilê ayé – Histórias do céu e terra do Grupo ÌBEJÌ, financiado pelo 3o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras 2014.

2014 – 20__ –Gestão e produção cultural, arte educação e designer gráfico. Empresa AKARA.

2014 – Produtora executiva do projeto Ìtàn òrun àti ilê ayé – Histórias do céu e terra, para realização de espetáculo de música e dança tradicional Yorùbá aprovado pelo FUMPROARTE de Porto Alegre.

 

2012 – Produtora cultural do Projeto Nomeando.

2011 – Assistente de coordenação junto ao Programa Educativo da exposição Olhar e Ser  Visto, na Casa Fiat de Cultura,Belo Horizonte/MG.

 

 

2012 – Produtora cultural do Projeto Nomeando, atuante nas áreas de cultura, educação, artes e desenvolvimento  social.

2011 – Produção executiva do Teatro Manuelzão junto ao Instituto Imersão Latina.

2011 – Assistente de coordenação junto ao Programa Educativo da exposição Olhar e Ser  Visto, na Casa Fiat de Cultura,Belo Horizonte/MG.

2011 – Produção cultural junto ao projeto de arte educação Vamos ao Museu?.

2009 – 20a Feira Nacional de Artesanato. Contrato pelo CEPAC. Atividade de organização e suporte junto ao setor de artesanato indígena Oca Maior.

2008/2009 – ONG Casa de Caridade Herdeiros de Jesus. Cargo: Educadora Social dos abrigos Lar Esperança Francisca Paula de Jesus e Coordenadora de Gestão de Projetos.

2007 – 20__ – Elaboração de projetos culturais.

 

Educação/Arte Educação

2018 – Ministrante do curso Percussão e Cultura Popular. Programa de Extensão “Resgatando Raízes: a influência dos indígenas e africanos na formação do povo e da cultura brasileira”. IFRS/Bento, NEABI. 200h.

2018 – Ministrante do curso Capoeira Angola. Programa de Extensão “Resgatando Raízes: a influência dos indígenas e africanos na formação do povo e da cultura brasileira”. IFRS/Bento, NEABI. 100h.

2018 – Oficineira de Capoeira Angola no projeto AABB Comunidade. Bento Gonçalves.

2017 – Ministrante da Roda de Conversa: Diversidade e Afrodescendência. Programa de Extensão. IFRS/Bento, NEABI. 4h.

2016 – Ministrante de curso de Formação de Docentes da rede municipal de ensino do município de Garibaldi. Enfoque em cultura afrobrasileira.

2016 – Ministrante do curso Capoeira Angola. Programa de Extensão “Resgatando Raízes: a influência dos indígenas e africanos na formação do povo e da cultura brasileira”. IFRS/Bento, NEABI. 80h.

2016 – 20__ – Responsável pelo Núcleo Bento Gonçalves da Áfricanamente Escola de Capoeira Angola.

2016 – Ministrante de oficinas de Capoeira Angola e temáticas culturais no IFRS-BG junto ao NEABI – Núcleo de Estudos da Cultura Afro-Brasileiros e Indígenas.

2013 – Mediadora da 9a Bienal do Mercosul de Porto Alegre.

2012 – 2016 – Professora da rede Estadual do Rio Grande do Sul no NEEJA Paulo Freire.

2012 – Educadora social no CREAS de Canoas, RS. Atuação nos projetos de educação social Giramundo (espacogiramundo.blogspot.com) e Jardim Vivo (projetojardimvivo.blogspot.com)

2011 – Supervisora junto ao Programa Educativo da exposição Roma: a vida e os imperadores, na Casa Fiat de Cultura, Belo Horizonte/MG.

2011 – Arte educadora – oficinas de Fotografia e Brinquedos ópticos – projeto Circuito Usiminas de Cultura, realização CINEAR. MG.

2011- Ministrante do Curso de Formação de Agentes Sócio-culturais na comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos no município de Belo Bale/MG.

2010 – 2011 – Professora de Ciências Humanas no Programa Projovem Urbano em Sabará, MG.

2010 – Orientadora educacional e Arte educadora no Projovem Adolescente, realizado pela ONG Projeto de Vida.

2010 – Ministrante da oficina Juventude e mídia: fortalecimento de redes sociais no Seminário: Direitos Humanos e Políticas Públicas para Juventude, realizado pela Pastoral dos Direitos  Humanos, Contagem/MG . Descrição das atividades: Atividade de mobilização e formação social com jovens do município de Contagem.

2009 – Oficina de ritmos brasileiros para jovens em cumprimento de semi-liberdade. Belo Horizonte/MG.

2009 – Arte educadora ministrante de oficinas com foco em Comunicação, Cultura&Educação e Desenvolvimento social através de atividades em Vídeo, Fotografia, Expressão Corporal e Criação Musical. em Escolas Estaduais e municipais com o grupo Arteiros.

2008 – Ministrante de oficina de vídeo e informática para jovens na ONG Casa de Caridade Herdeiros de Jesus.

2007 – Professora de Filosofia ( 5a ao 2o ano do 2o Grau). Escola EDUCAR, Belo Horizonte. Setembro a dezembro.

 

Arte e Cultura

2019 – Proponente e produtora do projeto Ciclos de Percussão e Cultura Popular, aprovado pelo edital Culturas Populares em Bento Gonçalves. Execução em 2020.

2019- Proponente, produção e realização da 4aMostra de Capoeira Angola e Saberes Populares, com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

2018 – Integrante do grupo Samba de Moça.

2016 – 2018 – Produção e realização da Mostra de Capoeira Angola e Saberes Popularesna cidade de Bento Gonçalves.

2014 – Percussionista e bailarina no projeto Ìtàn òrun àti ilê ayé – Histórias do céu e terra (CD e espetáculo) do Grupo ÌBEJÌ.

2008 – Vídeo Sujeito a reboque – Premiado na categoria de Vídeo-poema na IV Mostra Minas de Cinema e Vídeo., Mini-DV, 2008, cor, 3min12s. Direção: Karina Vasconcelos Teixeira e Natália Giacomello.

2007 – Montagem de peça teatral para o Curso de Ação Continuada realizado pelo Instituto Brasil em parceria com o Conselho Tutelar Centro do Município de Contagem.

2007 – Assistência de direção para o curta “Você tem sempre razão”, de Ivanir Migotto. Porto Alegre –RS.

2006/07 – Assistência de direção no episódio “Um anjo em Uruguaiana” da série Histórias Extraordinárias da RBS-TV,direção de Carlos Ferreira.

 

 

Outros trabalhos:

2012 – Design gráfico, roteiro e edição de vídeo para vinheta do evento 6º Adão, Adão, cadê Salomé, Adão? Realizado pela Africanamente- Escola de Capoeira Angola. Porto Alegre/RS.

2011 – Designs gráfico (camiseta e postais) para o 3º Congresso de Cultura e Religião Yorubá, organizado pelo Instituto de Arte e Cultura Yorubá, Belo Horizonte/MG.

2011 – Integrante do Instituto Imersão Latina desde 2009. Atuação junto ao Conselho do mesmo a partir de outubro de 2011.

2011- 20__ Designs gráfico (folder, camiseta, mapa, logomarca) para o projeto Ecovila Quilombo Chacrinha junto a comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos no município de Belo Bale/MG.

2010 – Arte educadora e mobilizadora cultural junto ao Ponto de Cultura Chacrinha dos Pretos, em Belo Vale-MG.

2007 – Venda de revistas Presença Pedagógica.

 

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

2015 – Curso de Bioconstrução com Biohabitate, Escola Ayni – Guaporé/RS.

2012 – Participação no evento de Pesquisa-Ação promovido pela Secretaria de Políticas Públicas e Ministério da cultura, realizado pela ONG Casa Arte de Educar. Porto Alegre, agosto.

2011 – Workshop Educação e Museus. Ministrado promovido pelo Serviço Educativo do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e ministrado pelo grupo espanhol El Efecto Galatea/Teatro de La Luna. 20h.

2011- Curso de Web Design no CETAI-Divina Providência. 200h.

2010 – Oficina de Teatro de Bonecos para Arte e Cidadania. Associação te Teatro de Bonecos de Minas Gerais-ATEBEMG. 60h.

2010 – Curso de Tecnologias de Produção em Estúdios de Gravação – CENEX/Faculdade de Música UFMG.

2010 – Curso Livre “Plantando tudo dá”. UFMG, extensão. 20h.

2010 – Participação no 9oEncontro Mineiro de Plantas Medicinais e Qualidade de Vida/1oEncontro de Homeopatia, Qualidade de Vida e do Meio Ambiente. 20h.

2010 – Oficina CATIBRUM – Intercâmbio de Linguagens. Montagem de peça teatral com teatro de bonecos.

2009 – Curso de Roteiro para Curta-metragem. Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG.

2009 – Curso livre Ritmos e Cantos brasileiros pela UFMG.

2009 – Oficina de Fisiologia da voz e Interação corpo e voz ministrada por Patrícia Ahmaral – Projeto Conexão Vivo.

2008/09 – Oficinas de música no projeto Arena da Cultura.Módulo II.

2008 – Poéticas Visuais pela Pró-Reitoria de Extensão e Teatro universitário da UFMG. 16h

2008 – Curso de Áudio: Sonorização e gravação pela Pró-Reitoria de Extensão e Teatro universitário da UFMG. 16h

2008 – Oficina de Vídeo no 2o Festival de Verão da UFMG.

2008 – Oficina de Produção Cinematográfica da 11a Mostra de Cinema de Tiradentes. 16h.

2007 – Curso em Adobe Premiere Pro 2.0 para edição de vídeos. Escola Techimage – BH.

2007 – Curso de qualificação profissional em Web Design no Instituto de Arte e Projeto – INAP.

2007 – Conclusão das disciplinas de Arte Contemporânea e Laboratório de Fotografia I, do curso de pós- graduação de Poéticas Visuais: gravura, fotografia e imagem digital na FEEVALE em Novo Hamburgo – RS.

2007 – Curso de Stop Motion na escola de fotografia Projeto Contato em Porto Alegre. 18h.

2006 – Curso de Ilustração na PUCRS. Ministrado por Eduardo Müller(EdhMüller). 60h.

2005 – Curso “Desenhe Pintando”. Ministrante: Paulo Porcella. Instituição: MARGS. 64h.

2005 – Curso “Arte como Fonte”. Instituição: Escola e Editora Projeto. 9h.

2005 – Curso “Iniciação Teatral”. Instituição: TEPA – Teatro Escola de Porto Alegre. 36h.